UFOTVONLINE - Notícias de outro mundo

Alerta Vermelho

Alerta - Tempestade Solar - sexta - 12 - 09- 2014

Uma grande quantidade de partículas carregadas provenientes do Sol deve atingir a magnetosfera da Terra neste final de semana dia 12-09-2014 -  poderá provocar  possiveis tempestades geomagnéticas de forte intesidade.

Vento solar: 450km/s

Escute o Alerta do Painel Global: aqui

 

Entenda o Gráfico
O gráfico acima mostra a previsão mais recente do possível deslocamento das partículas solares após um evento de ejeção de massa coronal (CME) observado na superfície do Sol.

Pelo gráfico é possível verificar se as partículas se chocarão contra a Terra, sua data aproximada e também a pressão das partículas contra a magnetosfera, expressa em Newtons por centímetro cúbico.

Importante: O gráfico é atualizado apenas se houver um evento significativo

Consequências da Tempestade Solar
A EMC que está se dirigindo à Terra pode provocar efeitos mais dramáticos que simples auroras, uma vez que deverá atingir diretamente o nosso planeta. Com isso, espera-se uma elevação substancial do Índice KP que mede a instabilidade da ionosfera e valores entre KP=6 e KP=7 não estão descartados.

 

Tabela de Índice KP

Apesar de as tempestades solares ou geomagnéticas não oferecerem riscos à saúde, a indução de correntes elétricas de forma indesejada pode produzir diversos efeitos nocivos em sistemas de distribuição de energia elétrica, navegação por satélite e nas comunicações intercontinentais por ondas curtas. Além disso, devido a mudanças na densidade da atmosfera superior, os satélites de orbita baixa podem precisar de reorientação.

A tabela acima mostra os efeitos práticos que podem ocorrer caso os índices KP atinjam os valores mencionados.

Fonte : Apollo11.com