UFOTVONLINE - Notícias de outro mundo

Aéreas voltam a cancelar voos entre Brasil, Argentina e Uruguai devido às cinzas do vulcão chileno

As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol cancelaram os voos com destino a Buenos Aires e Montevidéu nesta segunda-feira. O motivo é o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue. As empresas Aerolíneas Argentinas e Pluna também suspenderam as operações nestes aeroportos pelo mesmo motivo. A Gol também cancelou voos para Rosário, na Argentina. Com isso, uma em cada quatro decolagens internacionais do Brasil foi cancelada na manhã desta segunda-feira.

Na Eritréia, Uma nuvem de cinzas na sequência de uma erupçãolevou ao cancelamento de alguns vôos para a África Oriental. A companhia aérea alemã Lufthansa disse que tinha cancelado voos para a Etiópia ea Eritreia vizinhos. Foi primeira erupção do vulcão desde 1861. A erupção foi precedida por uma série de terremotos - o mais poderoso teve uma magnitude de 5,7.
 
O site do Painel Global (www.painelglobal.com.br) registrou nesta segunda-feira 15 vulcoes em atividade em diversos pontos do planeta. No que se refere a terremotos, dos 63 registros sísmos reportados nas últimas 48 horas, o evento de maior intensidade ocorreu no mar das Molucas, na Indonésia, às 14h31min desta segunda-feira (13). O evento foi localizado a 13 km e de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 6.2 graus. Do total de eventos, 49 deles foram classificados como de intensidade leve e 12 atingiram o status de moderados. 2 tremores foram classificados entre forte e muito forte.
 
Aeroportos
 
A Infraero informou que, até às 11 horas desta segunda-feira, um em cada quatro voos internacionais que decolariam do Brasil foi cancelado. De acordo com a estatal que administra os aeroportos, dos 71 voos programados no dia de hoje até às 11 horas, 20 haviam sido cancelados, ou 28,2% no total. Entre os grandes aeroportos brasileiros, a situação era pior no Aeroporto do Galeão, no Rio, onde 7 dos 20 voos internacionais foram cancelados, ou 35%. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, 10 voos foram cancelados nesta manhã, ou 28,6% dos 35 previstos.
 
Da Austrália, o Centro de Aconselhamento de Cinzas Vulcânicas do país observou que espaço aéreo da Tasmânia, Melbourne, Adelaide e Nova Zelândia foi afetado pelas cinzas, como indicou a empresa australiana Qantas em nota em sua página eletrônica.
 
A empresa suspendeu os voos para Adelaide e com origem e destino para a Tasmânia e Nova Zelândia. Os voos de terça-feira estão sujeitos a revisão, observou.
 
No começo de junho, o complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle entrou em erupção no Chile, desprendendo uma grande nuvem de cinzas que cobriu várias cidades. Com o deslocamento da nuvem, várias empresas de países próximos foram obrigadas a cancelar voos internacionais e domésticos.(Fonte: O Globo, Valor Online, Tv Globo e Painel Global)