UFOTVONLINE - Notícias de outro mundo

Especial Saúde

Ovo x Colesterol

Muito se fala a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve NENHUM estudo que conseguiu comprovar esta teoria absolutamente furada. A culpa pelo colesterol elevado vem de tempos meus amigos e se nós médicos estudássemos história da medicina, encontraríamos muitas respostas.
 Ainda escreverei sobre o mito do colesterol, mas posso lhes assegurar que colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo. Ele é considerado hoje pela medicina moderna internacional, como um biomarcador.

 O importante é que vocês saibam, médicos e não médicos, que não só eu, como qualquer médico que tenha estudado profundamente sobre o tema, colocamos a disposição inclusive nossos diplomas de médico se alguém trouxer um, apenas um estudo comprovando que o ovo aumenta o colesterol!
Pois bem, o ovo é composto por:

    Ácidos Graxos Saturados
    Ácidos Graxos Insaturados
    20 Aminoácidos
    14 Minerais
    12 Vitaminas
    Carotenóides

Dentre os componentes, destacam-se principalmente:

    Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K
    Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporcionada por 1 Ovo)
    Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina)
    Carotenóides Luteína / Zeaxantina*  

* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas.
Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism em, 2008, foi escrito que o estudo evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:

    Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa)
    Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina - antigamente chamado de GBP28)
    Aumento do HDL (o colesterol chamado de "bom")
    Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas eu ingerem*)

* Insulina hoje é um exame imprescindível, mas que ainda não é solicitado como deveria na medicina. É isoladamente o exame que consegue predizer com maior fidedignidade a longevidade de uma pessoa, além de hoje ser o principal indicador de diabetes. Fazer o que pessoal, a medicina avança, os paradigmas são quebrados, o conhecimento evolui, então se você nunca realizou, saiba que deveria saber seus índices basais.
 E se você é um colega médico, aproveite a informação e passe a utilizar esta medida como rotina. Estude o assunto, pois glicose isoladamente já não tem valia nenhuma.

Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o "caipira", mas melhor comer o "não caipira" do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico!
Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa ideia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.
Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido!
Porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível a nós:

    Leite Materno – 49% de absorção
    Ovo (clara+gema) – 48%
    Carne, peixe e frango – 32%
    Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%
    Soja – 17%
    Produtos láteos – 16%
    Clara de ovo – 17%
    Espirulina – 6%

E para que percam o medo, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses.
 Querem saber o resultado? O colesterol baixou...
 Pena que estas coisas não prosperam na medicina. Se fosse a descoberta de uma nova medicação para que as pessoas devessem usar diariamente para tratar alguma doença, podem ter certeza de que no dia seguinte teríamos um representante laboratorial batendo em nossas portas em nossas clínicas oferecendo amostras grátis.
 Isso quando não oferecem viagens, jantares, entre outros meus amigos. O lado escuro da medicina...
Para finalizar, vou explicar como a nutrigenética enxerga alimentos como possíveis remédios. Olhem o exemplo do ovo:

    Bom para alergias devido à presença de Zinco
    Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no corpo, apelidado de guardião do nosso corpo: A Glutationa (que já tem para aplicação injetável e em breve terá também em gel com nanotecnologia lipossômica, ou seja, gel para passar na pele e através da pele a substância é absorvida diretamente para a circulação.
    Tem a presença desta que é a última Vitamina descoberta na Nutrologia, chamada PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona) é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal
    Atua na degeneração macular  


Resumindo caros leitores, não tenho dúvidas de que provei a vocês que o ovo deveria fazer parte da dieta de todas as pessoas diariamente.
 Eu procuro comer cerca de 5 ovos por dia e não tenho nenhuma alteração sanguínea. Pelo contrário, meus níveis sanguíneos estão dentro dos padrões ótimos, pois para mim não basta somente estar dentro da normalidade.
 Trabalho buscando a otimização dos níveis das substâncias importantes no corpo, uma outra forma de examinar o metabolismo humano que é objetivo da medicina antiaging: não deixar que os níveis tenham quedas nem aumentos, mas mantenham-se estáveis dentro dos melhores índices para que não haja declínio metabólico corporal.
Levem a informação aos seus familiares, peçam que leiam o artigo e compreendam a importância fundamental do conhecimento correto na saúde das pessoas e das gerações futuras. Você pode fazer a diferença em sua família e mudar o futuro das crianças.
Dos diversos estudos que pesquisei, acredito que o mais acessível e prático para a leitura de vocês todos, principalmente médicos é este livro magnífico escrito pelo Dr. Sérgio Pupin, que vocês podem comprar pela internet: "O Mito do Colesterol". Aliás, se você tiver um amigo ou familiar médico, seria um ótimo presente à qualquer um!

(Só não é recomendado comer ovo frito).

Fonte: Dr. Victor Sorrentino
Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil / * Pós-Graduado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Mama pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Pós-Graduado em Cirurgia Geral pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética / * Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva / * Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões / * Membro do Grupo Longevidade Saudável / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte * Membro da World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine / * Membro da "The International Hormone Society" / * Membro da American Academy of Anti-Aging Medicine