UFOTVONLINE - Notícias de outro mundo

Ufologia Pesquisa

Projeto Portal pesquisa misterioso surgimento de círculos em trigais de Santa Catarina

ufologia SCO aparecimento de círculos em plantações de trigo em Xanxerê e Ipuaçu, ambos em Santa Catarina, distantes 32 km um do outro, movimentou a população dos dois municípios nos finais de semana de 8/9 e 15/16 de novembro e deixou todos muito curiosos com o fenômeno. O fato, registrado pela RBS TV de Santa Catarina, foi acompanhado e pesquisado pelos ufólogos paracientíficos do Projeto Portal. Nesta quarta-feira (19), no Programa Balanço Geral da TV Record/RS, os pesquisadores paracientíficos do Projeto Portal foram entrevistados sobre os incríveis desenhos feitos nos trigais.

A equipe de pesquisadores do Projeto Portal foi a primeira a constatar os círculos desenhados em uma plantação de trigo por duas luzes no céu, na madrugada de domingo (16).

altOs pesquisadores Alexandre e Fernando de Oliveira, Eduardo Della Santa e Luciano Parraga, do Projeto Portal, estavam na residência de Joacir Bortoncelo, localizada na comunidade de Toldo Velho, em Ipauçu, analisando o primeiro fato ocorrido no final de semana de oito e nove de novembro, quando foram avisados pelo irmão de Joacir sobre os círculos em Xanxerê.

Na residência de Joacir, a equipe do Projeto Portal especialmente enviada à Santa Catarina, obteve uma gravação feita no celular da jovem Raquel Bortoncelo, de 15 anos, filha de Joacir, contendo imagens inéditas sobre as luzes que supostamente fizeram os círculos em Ipuaçu (SC), com 20 metros de diâmetro cada, que apareceram nos dias oito e nove.

 
Veja o vídeo com a entrevista na RBS TV clique em Leia Mais...

altAo serem informados sobre o novo fenômeno, os quatro se dirigiram para a localidade de Veneza, em Xanxerê. Chegando lá por volta de 10h30 da manhã, avistaram três círculos, porém apenas um, com um diâmetro de 15 metros, pareceu verdadeiro, já que os outros dois foram supostamente feitos pela população que esteve no local, afirmou o pesquisador Alexandre de Oliveira.

 

Luzes girando em sentido horário

 

No entanto, eles obtiveram depoimentos de populares, entre eles duas meninas e sua mãe e um médico veterinário que viram na madrugada de domingo (16) duas luzes no céu, uma na cor prata e outra azul que se revezavam e giravam no sentido horário sobre o trigal para fazer o desenho.

 

Conforme Alexandre de Oliveira, os outros dois círculos encontrados na localidade de Veneza foram feitos por populares, “certamente pela curiosidade de como o fenômeno se processa”. O material recolhido será analisado em laboratórios especializados.