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Dieta do Vinagre de Maça

dieta-fita-metrica-dm.jpgJá há muito que se gabam as propriedades benéficas do vinagre, no entanto existem alguns estudos recentes que confirmam que o vinagre poderá ajudar a reduzir os índices de gordura corporal, triglicerídeos e glicémia tanto nos ratos como nos humanos.

No fundo deste artigo está uma indicação de um dos estudos com doses exactas de vinagre que foram usadas no mesmo e que são facilmente reprodutíveis para o leitor se quiser fazer em casa!

 


Efeito “queimador” de gorduras e hidratos de carbono em ratos e humanos


prod_08665.jpgSegundo um artigo do European Journal of Clinical Nutrition,  o vinagre reduz o nível de glicémia em pacientes com diabetes tipo II após refeições com nível glicémico muito elevado, mas não tem efeito em refeições com nível glicémico baixo. Em estudos anteriores, a conclusão foi semelhante para indivíduos saudáveis. Outro efeito verificado foi a redução do nível de insulina no sangue, hormona responsável pelo armazenamento da glicose disponível sob a forma de glicogénio e que é produzida em maior quantidade após as refeições.

Outro estudo interessante mas com ratos, concluiu que o ácido acético (constituinte do vinagre) estimula a expressão de genes de enzimas que aumentam a oxidação de ácidos gordos, o que previne a acumulação de gorduras. Ainda é cedo para extrapolar estas conclusões para o ser humano, mas parece ser um estudo promissor.

 


O vinagre reduz a gordura corporal e o nível de triglicerídeos em obesos


heidi-klum-202x300.jpgO último estudo que vos vou falar e talvez até o mais interessante, uma vez que tem uma receita de simples utilização diária, foi publicado na revista Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry. Foram administradas diferentes doses de vinagre a 175 indivíduos obesos japoneses, sem que neles houvesse qualquer alteração em termos de dieta ou nível de actividade física. Um grupo recebeu uma dose baixa de vinagre, outro uma dose elevada e um terceiro grupo foi o de controlo, apenas com placebo que sabia igualmente a vinagre de maçã (que fora o usado nos outros dois) mas com ácido láctico para o simular.

Os preparados de 500 ml (cerca de dois copos) continham água e 30 ml de vinagre de maçã (duas colheres de sopa) no grupo de dose elevada e 15 ml de vinagre (1 colher de sopa) no grupo de dose baixa.

Os sujeitos beberam 1 copo do preparado depois do pequeno almoço e outro depois do jantar. Ao fim de 4 semanas, os índices de gordura corporal foram reduzidos significativamente nos grupos que tomavam vinagre em relação ao placebo, sendo que quanto maior a dose, maior também a redução. Às 8 semanas foi também possível constatar a redução no tamanho da cintura, peso e da gordura abdominal nos grupos que tomavam o vinagre.

O estudo não refere nenhuns efeitos indesejáveis sugerindo que se deverá manter o consumo do vinagre para dar continuidade à sua acção benéfica. Resumindo: o vinagre é um método seguro, fácil e relativamente barato para combater a gordura e melhorar a saúde geral pelos seus outros benefícios já conhecidos (por exemplo a diminuição de cálculos renais).

Fonte: ProwebPT

 

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